Quer Ganhar? Perca!

 A comunidade onde foi gerado o Evangelho de Mateus tinha marcas profundas do sofrimento enfrentado diante de um império que usava o medo como instrumento de poder. Isso não é novidadeiro ninguém! Apenas reforço esta ideia para entender o diálogo de Jesus com seus discípulos e discípulas diante de uma aparente situação de insegurança na continuidade do caminho. Esse foi um momento realmente crucial que, segundo os sinóticos, levou muita gente a desistir. Ao começar o diálogo afirmando que o discípulo não é maior que o mestre, Jesus faz a catequese de que ser discípulo é literalmente pisar nas pegadas do mestre, ou seja, há que negar-se a si mesmo e tomar a cruz. Não é um passeio no parque, mas sério compromisso que exige disponibilidade total.

Mas ninguém estará sozinho neste caminho árduo. Temos o auxílio da ventania divina, que nos impulsiona a proclamar a boa nova sem medo. Somos chamados para proclamar com ousadia, pois o sistema dominante usa o medo para nos deixar silenciados, preocupados com a própria vida, dispostos, inclusive a ignorar algumas coisas, por causa da autopreservação. 

Os recentes acontecimentos do naufrágio de um barco com imigrantes no mar Mediterrâneo e o desfecho da expedição de luxo para visitar o Titanic no fundo do mar revela o quanto a vida humana é vista diferentemente. A mídia deu destaque para o segundo episódio - triste, é verdade - e praticamente ignorou o primeiro. Será que toda vida humana não é preciosa aos olhos de Deus? 

É para este sistema que precisamos dirigir o anúncio da boa nova de Cristo. E isso vai acarretar divisões - inclusive entre parentes - que poderão opor país contra filhos. E Jesus acrescenta que isso diferenciará aqueles que realmente estão dispostos a segui-lo, a perder a própria vida, para encontrá-la de fato.

A leitura do Primeiro Testamento deste domingo nos mostra que Deus não abandona seus filhos, apesar da situação aparente de que não haverá saída. Se somos coerentes com o chamado, Deus não nos deixa na mão! Assim como a comunidade do Evangelho de Mateus, renovemos o nosso compromisso de prosseguir no caminho!

Não vamos entrar na lógica de acúmulo que o sistema nos obriga a querer sempre mais, a acumular mais, a ganhar sempre. A lógica do Reinado de Deus nos aponta que perder, pode significar um ganho realmente relevante.

Francisco, Santa Maria

Reflexão sobre o 4º domingo de Páscoa 



Comentários

Postagens mais visitadas