Coragem e fé no caminho da nossa transformação



Estou me aproximando da metade do tempo de meu sabático. Nesta semana saio de Brockville e vou para Kingston. Hoje tive a oportunidade de pregar em duas comunidades muito especiais. Paróquia da Santíssima Trindade e Paróquia de São Lucas. Como sempre, experimentei a calorosa hospitalidade do povo de Deus no Canadá.

O Evangelho desse domingo nos apresentava três ricas oportunidades de reflexão e escolhi o testemunho corajoso da mulher que vivia com uma hemorragia que a atormentava por longos anos. Embora Mateus tenha a versão mais simples do evento, os sinóticos nos ajudam a ter um quadro mais ampliado desse rico e corajosos testemunho. 

O que aprendemos então dessa tocante história? A mulher teve muita coragem de dar o passo ousado de tocar a veste de Jesus. Muito mais por sua condição de estar impura (sob o ponto de vista da religião judaica) do que por qualquer outra razão. Ela já estava muito fragilizada e decepcionada por tantas tentativas feitas junto aos médicos para a cura que já nada importava. Assim, resolveu tomar a atitude que a salvou, literalmente a curou. Pronto, problema resolvido!

Que nada, Jesus percebeu e ficou a procurar quem o havia tocado. Aí acontece a reafirmação da sua coragem. Ela se apresenta e assume a responsabilidade de seu gesto. Foi verdadeira, não ficou tergiversando e nem buscou construir nenhuma narrativa falaciosa. E Jesus a abençoou por isso. Elogiou a sua fé e a despediu contente!

Muitas vezes nós nos encontramos em situações que exigem uma mudança de rumo. Aquilo que costumamos chamar de ponto de virada. Nestas circunstâncias não podemos procrastinar. É preciso agir rápido porque pode ser que a oportunidade não se repita. Nestas horas não cabe o medo. No Antigo Testamento a leitura de hoje fala de Abraão. Exatamente o Pai da fé que teve coragem de sair para um lugar que ele não tinha a menor ideia de como seria. E olha que ele não era nenhum adolescente idealista!

Uma dupla perfeita para se aprender que não basta apenas ter a fé. É preciso coragem para avançar. Os grandes avanços para a Igreja em sua inserção no mundo aconteceram quando foi corajosa para avançar na direção de novos caminhos. Ainda existem muitos campos para se avançar. Que tal aprendermos com a mulher do Evangelho deste domingo e com Abraão? 

Que Deus nos dê a coragem e a sabedoria para vencermos os grandes desafios que se impõem em nossa jornada e que, ao final, Jesus nos despeça na sua infinita paz! Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas