Vem, Espírito Santo!




 Mensagem de Pentecostes

Queridas irmãs e queridos irmãos 

Graça e Paz,

Como sabem, estou completando 28 dias de meu sabático aqui no Canadá, onde tenho experimentado a calorosa acolhida dos novos e velhos amigos da Diocese de Ontário. Tem sido um tempo para reflexão, oração e descanso. 

Tenho me comunicado pontualmente através de reflexões que tem sido partilhadas pelo nosso Presidente do Conselho diocesano e neste Pentecostes, não poderia deixar de compartilhar esta mensagem com nossa querida diocese.

No domingo passado preguei na Paróquia de Saint Lawrence, Brockville, falando sobre a necessidade que temos de, muitas vezes, saber esperar o momento divino para as coisas acontecerem segundo a vontade de nosso Pai Materno.

Quando nos deparamos com a descida do Pentecostes, podemos entender o quanto valeu a esperados irmãos e das irmãs juntos com Maria. Muitas vezes a ansiedade é nossa maior inimiga e sei que no caso da comunidade de seguidores de Jesus, somente  a união deles em torno do Templo, na oração e no serviço de uns para com os outros é que tornou possível o batismo de fogo.

Um batismo que transformou plenamente as vidas de quem estava inseguro diante do desafio de anunciar coisas novas para um mundo certamente hostil, dominado por um Império que se atribuía poder divino de vida ou morte sobre seus domínios. 

Só o Espírito enviado do alto é que pode transformar a compreensão sobre nós mesmos e sobre o projeto que somos chamados a anunciar e construir. Ele nos chama a realizar o Reinado de Deus na história, através do amor que transforma as relações entre as pessoas, inclusive as relações de poder. 

A comunidade que estava reunida, em oração, era composta de pessoas comuns. Tinham virtudes e defeitos como todo mundo. É o Espírito que as transforma, capacita e dá a coragem para anunciar a Jesus. É o começo da martiria, do testemunho completo, inteiro. E para ser inteiro, para enfrentar o Império era preciso ser movido por uma força e sabedoria que vem do alto. É preciso receber o carisma. E quem o distribui é o Espírito Santo. Todos temos carismas, e a vida litúrgica da Igreja nada mais é do que uma economia de carismas, desde o batismo. 

Somos continuadores do ministério de Jesus. O Espírito Santo é quem nos capacita para realizarmos a obra de Deus, no mundo, e para todas as pessoas! E a obra de Deus é essa: que a vida seja plena, que a justiça seja aplicada em todos os campos e que o amor prevaleça nas relações de todas as pessoas. Vem Espírito Santo, renova a tua Criação! Amém!


Comentários

Postagens mais visitadas