Amor, semente de transformação e esperança

 O Domingo do semeador nos traz realmente belas perspectivas a se explorar a respeito do que realmente cultivamos na seara deste mundo vasto de Deus. Tive a oportunidade de pregar na instalação do Rev Rogério de Assis - clérigo oriundo da DASP - como ministro auxiliar na Paróquia de St. Lawrence, Kingston, que por sinal foi a primeira comunidade que tive a alegria de fazer o primeiro sermão no meu sabático! 

Refletimos em como é importante qualificar a semeadura. E mais do que o solo, é importante saber o que se está semeando. Uma banda inglesa, Tears for Fears, surgida na segunda metade da década de 80 lançou uma música que fala sobre Sowing Seeds of Love (semeando sementes de Amor). Essa música conquistou fans em todo o mundo. Trata-se da uma canção que durou dois anos pra ser concluída e que fala que tudo é possível quando se semeia amor. 

Mensagem muito apropriada para os nossos tempos, com suas exigências de respostas rápidas em todos os campos da atividade humana. O processo de semeadura exige paciência e amor. Tempo de semear, de germinar, de crescer e dar frutos. Isso se dá no tempo de Deus: no kairós! A instalação de um novo ministério na igreja é tempo de colher frutos de amor.

A instalação de Rogério de Assis para desenvolver seu ministério na diocese de Ontário é um gesto de partilha que faz o inverso do modelo colonial, onde o norte envia para o sul. Agora temos aqui um processo inverso, onde a igreja canadense abre-se para receber os dons da igreja brasileira, aliás um companheirismo construído sem papel passado, mas na partilha do amor e do serviço!

Concluo a minha reflexão lembrando o gesto de amor de Jesus na cruz, quando em meio à própria dor e sofrimento foi capaz de se preocupar com as orfandades de duas pessoas muito especiais para ele: sua mãe e o discípulo amado. Ele encarregou ambos de cuidarem um ao outro. Nesse sentido, a diocese de Ontário e a comunidade de St. Lawrence receberam Rogério e Sibele como novos filhos e ambos oferecerão seus dons para esta nova mãe! 

A canção de Tears for Fears pode realmente nos inspirar a semear sementes de amor. E a colheita será muito boa, o solo será adequado e a semente terá muito boa qualidade! 

Queridos irmãos e queridas irmãs, o sabático está se aproximando do seu final. Cada semana procurei partilhar as reflexões feitas em distintas igrejas que me acolheram com calor humano extraordinário. Em cada evento que participei - entre os quais dois concílios diocesanos - pude experimentar a graça de um acolhimento amoroso. Próxima semana já estarei em nossa querida diocese, renovado e com energia espiritual para continuar a trajetória para a qual Deus me chamou. Amém!

Excerto do sermão proferido na Paróquia St Lawrence, Brockville

Foto do vitral do Semeador na Paróquia 





Comentários

Postagens mais visitadas