Um Sete de setembro sem comemoração

Comemoração passou longe do Rio Grande do Sul desta vez. Estamos todos impactados pelas terríveis consequências do ciclone que se abateu em nosso estado, vitimando famílias e cidades, num rastro de destruição que tem sido cada vez mais frequentes na medida em que o cambio climático avança irresoluto nos advertindo que não aceita mais descuidos desta geração irresponsável.

Irresponsabilidades não faltam a começar pelos gestores da política e da economia de nosso estado, dispostos a comemorar ganhos mas preguiçosos no cuidado do povo. O governador do Estado construiu uma narrativa para fugir da sua responsabilidade com a clássica desculpa que não sabia que ia ser assim. Desmentido, ainda se envolveu num debate do qual saiu fragorosamente derrotado. 

Não é de hoje que o Rio Grande do Sul e o Brasil não tem um eficiente sistema de prevenção de calamidades. Além de não ter, o que existe ainda sofre de sucateamento. Dentro da lógica privaticista do governo Eduardo Leite, que vem sendo acachapante e vergonhosa, os sistemas de Defesa Civil estão abandonados.

Foi triste ver na viagem entre Porto Alegre e Santa Maria os estragos e o desabrigo de tanta gente. A cheia destruindo a dignidade de tantos cidadãos e cidadãs. Matando animais e destruindo plantações. Destruindo cidades inteiras e sonhos de tanta gente.

Em meio a toda essa catástrofe vale a pena destacar a solidariedade do povo gaúcho com seus irmãos e irmãs. Uma solidariedade que não foi a mesma da Assembleia Legislativa que vai esperar sessão ordinária para liberar 20 milhões de ajuda emergencial, como se fome e desalojamento não fossem urgentes.   Fica também o reconhecimento aos efetivos da defesa civil que, mesmo sucateados, ofereceram o melhor de si para salvar vidas e acolher desabrigados.

As chuvas vão continuar nos próximos dias e está na hora do governador fazer o que é sua responsabilidade e deixar de se esconder atrás de desculpas. 

Por tudo isso, não pudemos comemorar o primeiro sete de setembro depois do estrago sem tamanho feito ao país, incluindo uma tentativa de golpe de Estado. Esperamos que o negacionismo seja varrido da consciência das lideranças que estão liderando o nosso estado. 

Comentários

Postagens mais visitadas