Pular para o conteúdo principal

Homenagem aos Pais


Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. João 15:9

Numa sociedade de enorme mutação tecnológica e onde papéis sociais são transformados numa velocidade intensa, precisamos ter a compreensão do papel da paternidade em nossos dias.
Tomo como ponto de partida meu próprio pai. Um homem do campo, filho de uma década marcada por grandes transformações políticas no Brasil, Severino, sim, nordestino e camponês, viveu uma trajetória de sobrevivência memorável.
Não lhe foi dada oportunidade para estudar, mas isso não impediu de ele aprender na maior escola e me transmitir coisas tão fundamentais que nenhuma escola ou universidade ensina: caráter!
Esta é a mais fundamental responsabilidade de um pai - e eles dividem isso com as mães! Transmitir aos filhos os valores fundantes que determinam a qualidade da relação destes com o mundo e a sociedade.
Valores como honestidade, inconformismo com a injustiça e respeito podem ser construidos no cotidiano de uma relação de diálogo e de vivências simples. Desde o colo, ou nas brincadeiras que constroem uma cumplicidade que deixam marcas indeléveis na alma dos filhos.
Mais que nunca, com as mudanças de papéis que a sociedade tem causado entre homens e mulheres, é importante cultivar a intimidade na relação entre pais e filhos. Esta relação, para além das aparências, constrói os valores que permanecem para sempre.
A meu pai, que está na companhia de Deus agora, o meu agradecimento por tudo que me ensinou. Aos pais que estão presentes no cotidiano das famílias, elevo as minhas orações a Deus para que deixem um legado que não tem preço. Um legado de amor, de honestidade,  de cidadania para que continuemos a busca de um outro mundo possível.
Peço a Deus também que me conceda o dom de cuidar espiritualmente dos meus filhos e filhas e ser para eles exemplo de amor e perseverança em cultivar os valores necessários para a solides do testemunho de nosso povo.
Estou em viagem para representar nossa Igreja na Nicarágua, mas estarei com o meu pensamento ligado a cada um dos nossos irmãos e irmãs neste domingo dos pais. Que Deus abençoe as nossas familias e conceda uma graça especial a cada um de nossos pais, tanto os biológicos quanto os da fé!
Um abençoado Dia dos Pais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Ano do Pinóquio precisa ir embora logo

Sabe aquela sensação de que você está vivendo um pesadelo? Ou, talvez, assistindo uma tragédia que você torce para que seja concluída o mais rápido possível e você saia do teatro pra respirar  o ar puro lá de fora?
Assim é o Brasil de hoje, às vésperas de um novo ano que não temos a menor idéia de como será. Para o governo ilegítimo que tomou conta do país, sem o consentimento dos eleitores, será um ano de recuperação em que o que moverá a sociedade brasileira será um infalível sentimento: o pensamento positivo!! 
Honestamente! Estão brincando com a inteligência das pessoas!. 
2016 foi o ano das grandes mentiras. Inventaram um crime que não existiu. Destituíram uma Presidenta em nome de Deus e da Família, quando nem uma coisa nem outra deram autorização para tal. Uma das mais deprimentes páginas da história política brasileira que deve servir como exemplo de como não fazer política séria. 
Um a um, os próceres da moralidade foram sendo expostos em suas mentiras. O que poderia represe…

PEC 241: futuro sombrio e o re-construir utópico do povo brasileiro

A aprovação da PEC 241 pela Câmara dos Deputados representa uma comprovação de que a aliança política entre partidos e as elites que os representam vai consolidando um projeto de desmonte do Estado brasileiro, à custa das maiorias empobrecidas.

A receita é amarga e comprova que a Casa Grande está eufórica para destruir qualquer esforço da Senzala em ampliar direitos. A exemplo de outras elites latino-americanas, a elite brasileira está se deleitando em recuperar os seus privilégios com a maior rapidez possível, tirando da gaveta projetos que haviam esbarrado na firme resistência dos governos progressistas.

A esperança agora se volta para o Senado que deverá também analisar a PEC e - não tenho muita esperança sobre isso - reverter este processo de enxugamento de políticas públicas afirmativas. Pelos próximos 20 anos a população pobre do Brasil pagará uma conta elevadíssima para manter os privilégios de poucos.

A Direita terá, com base numa legalidade destituída de legitimidade, a garan…

Resistir contra o Ensino a serviço do Mercado

Os tristes fatos que estamos assistindo em nosso país revelam o quão difícil é lutar por direitos. Com mais de mil escolas e quase 80 universidades ocupadas contra uma reforma educacional imposta de cima pra baixo, sem discussão com a sociedade e destinada a mudar a proposta de formação de futuras gerações, os estudantes e professores não merecem ser tratados com violência pelo aparelho militar do Estado e nem com desdém pela mídia elitista.

A primeira vítima já está configurada: um adolescente morreu dentro de uma Escola em Curitiba. Até quando o governo manterá seu insano autoritarismo de achar que nosso país aceitará retrocessos no campo das conquistas que construimos na última década? Temos conhecimento de que infiltrados neste movimento estão procurando amedrontar estudantes e professores para enfraquecer a mobilização. Estas pessoas devem ser identificadas e isoladas para que se identifique seus mandantes.

Precisamos, como sociedade, denunciar, resistir e lutar por meios legít…