Homenagem aos Pais


Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. João 15:9

Numa sociedade de enorme mutação tecnológica e onde papéis sociais são transformados numa velocidade intensa, precisamos ter a compreensão do papel da paternidade em nossos dias.
Tomo como ponto de partida meu próprio pai. Um homem do campo, filho de uma década marcada por grandes transformações políticas no Brasil, Severino, sim, nordestino e camponês, viveu uma trajetória de sobrevivência memorável.
Não lhe foi dada oportunidade para estudar, mas isso não impediu de ele aprender na maior escola e me transmitir coisas tão fundamentais que nenhuma escola ou universidade ensina: caráter!
Esta é a mais fundamental responsabilidade de um pai - e eles dividem isso com as mães! Transmitir aos filhos os valores fundantes que determinam a qualidade da relação destes com o mundo e a sociedade.
Valores como honestidade, inconformismo com a injustiça e respeito podem ser construidos no cotidiano de uma relação de diálogo e de vivências simples. Desde o colo, ou nas brincadeiras que constroem uma cumplicidade que deixam marcas indeléveis na alma dos filhos.
Mais que nunca, com as mudanças de papéis que a sociedade tem causado entre homens e mulheres, é importante cultivar a intimidade na relação entre pais e filhos. Esta relação, para além das aparências, constrói os valores que permanecem para sempre.
A meu pai, que está na companhia de Deus agora, o meu agradecimento por tudo que me ensinou. Aos pais que estão presentes no cotidiano das famílias, elevo as minhas orações a Deus para que deixem um legado que não tem preço. Um legado de amor, de honestidade,  de cidadania para que continuemos a busca de um outro mundo possível.
Peço a Deus também que me conceda o dom de cuidar espiritualmente dos meus filhos e filhas e ser para eles exemplo de amor e perseverança em cultivar os valores necessários para a solides do testemunho de nosso povo.
Estou em viagem para representar nossa Igreja na Nicarágua, mas estarei com o meu pensamento ligado a cada um dos nossos irmãos e irmãs neste domingo dos pais. Que Deus abençoe as nossas familias e conceda uma graça especial a cada um de nossos pais, tanto os biológicos quanto os da fé!
Um abençoado Dia dos Pais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Visita do Papa ao CMI: gesto de comunhão e cumplicidade para testemunhar unidade

Meditações na Semana Santa através da arte e da iconografia: Quinta-feira Santa

Meditações da Semana Santa através da arte e da iconografia