Homenagem aos Pais

Amanhã se costuma dizer que é um dia de oferecer presentes àqueles que exerceram em nossas vidas o papel de pais, naturais ou afetivos, não importa, mas que nos marcaram com suas digitais de amor e dedicação.

Mas mais que oferecer presentes, é dia de agradecermos ao Pai materno celestial pela benção que Ele nos concedeu gratuitamente de partilharmos essa humanidade tão extraordinária com seres que nem escolhemos, mas que foram cuidadosamente escolhidos para nós!

Ao lembrar de meu próprio pai, recordo que foi um homem de enorme resiliência. Um homem do campo, filho de uma década marcada por grandes transformações políticas no Brasil, Severino, sim, nordestino e camponês, viveu uma trajetória de vida respeitável.

Não lhe foi dada muita oportunidade para estudar, mas isso não impediu de ele aprender grandes lições na escola da vida e me transmitir coisas tão fundamentais que nenhuma escola ou universidade ensina: caráter!

Esta é a mais fundamental responsabilidade de um pai - e eles dividem isso com nossas mães! Transmitir aos filhos os valores fundantes que determinam a qualidade da relação destes com o mundo e a sociedade.

Valores como honestidade, inconformismo com a injustiça e respeito podem ser construídos no cotidiano de uma relação de diálogo e de vivências simples. Desde o colo, ou nas brincadeiras que constroem uma cumplicidade que deixam marcas indeléveis na alma dos filhos.

Estas marcas os guiarão para a vida toda. E é importante que sejam marcas que apontem para a plenitude do ser. Nunca para projetos ou projeções cheias de mesquinhez, preconceito e violência. Os consultórios psiquiátricos estão cheios de gente que vive tentando resolver os traumas de infâncias e adolescências reprimidas.

Neste dia dos Pais, vamos agradecer pela benção daqueles que assumiram essa tarefa com tremor e temor, mas que aprenderam a exercê-la com amor. Deus abençoe a todos os pais de nossa Igreja!

Comentários

Postagens mais visitadas