Mensagem do Bispo Diocesano sobre o Dia do Trabalho


Quero me dirigir ao clero e ao povo de nossa diocese para expressar minha homenagem a todas as pessoas trabalhadoras que constroem a riqueza de nosso país e que vivem nestes tempos uma conjuntura de precarização do trabalho e sérios riscos de perda de seus direitos.
O trabalho é o instrumento que deveria permitir o acesso de todas as pessoas aos direitos fundamentais ao alimento, ao estudo, ao lazer e a todos os bens necessários à uma vida digna.
Infelizmente nem todos estes direitos tem-se e tornado acessíveis a todas as pessoas em razão de uma crise conjuntural que é resultado de fatores causados por um modelo que prioriza o lucro e relega o bem estar das pessoas a um segundo plano.
A classe trabalhadora tem sofrido com a redução de seus direitos e com um desemprego estrutural que já se arrasta por três anos e não dá sinais de que vá se reverter em curto tempo. Aponte-se ainda o processo de reforma da previdência social que vai exigir que a aposentadoria fique ainda mais distante e se transforme numa vergonhosa sobrevivência, se não em mendicância !
A Igreja precisa resgatar o valor do trabalho humano e exigir dos políticos que adotem políticas de dignificação das pessoas trabalhadoras, especialmente aquelas que estão nas esferas mais economicamente fragilizadas.
Para tanto não cabe o embate meramente ideológico: basta observar a evolução do direito e respeitar a própria evolução humanista. Atuar em direção contrária é voltar aos tempos que ninguém de bom senso deseja retornar.
Que Deus nos capacite como Igreja a valorizar nossa juventude trabalhadora, homens e mulheres que se dedicam a construir uma sociedade melhor.
Que possamos ouvir suas angústias, apoiar suas lutas e reforçar o seu senso de cidadania!
Que Deus nos renove na sua força!

+Francisco, Santa Maria

Comentários

Postagens mais visitadas