Meditações da Semana Santa: Sexta-feira santa

Após a angustiante experiencia no jardim, Jesus enfrenta o dia de sua paixão na forma como Isaías o descreveu tão bem no canto do Servo Sofredor. Caminhemos com Jesus neste dia e reflitamos sobre o quanto estamos longe de valorizar tanto amor por nossas vidas.
Também é uma oportunidade de nos conscientizarmos o quanto o sofrimento de Jesus é vivido diariamente por tantas pessoas, especialmente as pobres, desamparadas e excluídas de nossa doente sociedade.

Os poderosos de ontem são os mesmos de hoje. Sejam os que dominam as estruturas de poder, sejam aqueles que dominam as estruturas religiosas de alienação. Os poderosos são infalíveis em condenar qualquer um que ouse questionar a lógica do domínio e da exploração. E este confronto vai às raias do assassinato, como bem sabemos que aconteceu com Jesus.
Na nossa proposta de meditação pela arte, apresentamos algumas pinturas que retratam os momentos da prisão, condenação e o caminho até o Calvário. Aproveitemos estas representações para meditar em como a arte capturou os sentimentos das pessoas e do Nosso Senhor nestes dolorosos momentos de sua paixão.

A prisão de Jesus
Guercino (c. 1621)

Ecce Homo
Caravaggio (c.1605)

Jesus entre os malfeitores
Rubens (c. 1619)

"Então a coorte, e o tribuno, e os servos dos judeus prenderam a Jesus e o maniataram" Jo 18,12
.....

"E, quando chegaram ao lugar chamado a Caveira, ali o crucificaram, e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda" Lc 23,33

Oração

Ensina-nos, bom Senhor, a te servir como és merecedor; dar e não esperar nada em troca; dedicar-nos arduamente naquilo que cremos e não procurar descanso; trabalhar por ti sem esperar recompensa, e que saibamos perceber o que queres que façamos. Cristo, que pela sua morte destruiu a morte, nos eleve para a vida que é eterna. Amém. LOC, pg. 243

Comentários

Postagens mais visitadas