Meditações da Semana Santa através da arte e da iconografia

Tenho tido uma rica experiencia pessoal nos anos recentes quando celebramos a Semana Santa. Através da minha página do Facebook, desde a Quinta-feira Santa, costumo publicar imagens de pinturas sacras que nos evocam a meditação sobre os eventos que marcam a última semana do ministério de Jesus entre nós.
Para este ano, convido as pessoas amigas a fazer um caminho de oração e reflexão dos eventos desta semana através da arte sacra: pinturas, ícones e desenhos que nos prendam a atenção verdadeiramente orante.
Espero com isso contribuir que cada pessoa viva esta experiencia e, se possível,  interaja com outras compartilhando como se sentiu e criando assim um círculo de admiração da arte e da devoção.  A experiencia de reunir texto bíblico, oração e arte é algo que tem um resultado muito bom. Para mim tem sido assim e vou compartilhar nesta Semana Santa com todos vocês!

Com estamos em véspera do Domingo de Ramos, vamos iniciar a experiencia hoje mesmo com a unção de Jesus por Maria, irmã de Marta e de Lázaro a seis dia da morte do Senhor. Era a antecipação de seu sofrimento e morte e que ele viveu este momento de despedida de seus amigos antes de subir para Jerusalém para a semana definitiva de seu confronto final.


Quadro de Robert Leinweber
Maria unge a Jesus em Betânea

"Foi, pois, Jesus seis dias antes da páscoa a betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os mortos.
Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.
Então Maria, tomando um arrátel de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento" Jo 12, 1-3

Meditação

Olhe atentamente o quadro e procure compreender o que está acontecendo. As expressões das pessoas, a atitude de Jesus e o significado dessa unção. Tem algo que você destaca, algo diferente? Gaste alguns minutos meditando.

Oração

Jesus querido ensina-nos a acolher-te em amor e obediência assim como Maria, Marta e Lázaro te acolheram antes de subires a Jerusalém para ser entregue à morte por nossos pecados. Que nossa casa seja sempre a tua casa, onde com tua presença experimentemos a alegria, a paz e a certeza de que nunca nos abandonas. 

Comentários

Postagens mais visitadas