Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro, 2013

Mensagem de Ano Novo

Levantemo-nos, e edifiquemos. E esforçaram as suas mãos para o bem. (Neemias 2:18)
Que dizer de 2013? Certamente esta resposta depende do ângulo que olhemos um ano intenso de desafios para o Brasil. Não foi diferente no Mundo. Resolvi fazer uma modesta leitura que dirijo aos meus irmãos e irmãs anglicanos e aos meus amigos e amigas das organizações ecumênicas e de serviço nas quais me sinto incluído.
Neste ano, o mundo assistiu a continuidade de conflitos indesejáveis em várias regiões. Levantes, protestos violentos e até uma guerra química encheram as manchetes. Economicamente foi um ano de esforços para salvar a crise financeira da Europa e Estados Unidos, bem como por aqui também. Esta salvação, no entanto foi uma subida no cavalo pelo lado errado. Priorizou-se a macro-economia e se descuidou das soluções micro, ou seja, aquelas que dizem respeito à vida das pessoas em suas necessidades básicas. Parece que a lógica do sistema está apenas preocupada com o edifício, sem se preocupar …

Um Primaz de primeira viagem...

Gostaria de compartilhar a alegria de ter vivido minha primeira visita como Primaz ao Recife. Certamente que vivi a experiencia vivida por tantos que me antecederam neste oficio: a certeza de que este é um serviço para o qual sempre devemos estar cientes da necessária humildade para cumpri-lo. Vivenciei a experiencia do famoso frio na barriga e enquanto estava dirigindo meu carro até Porto Alegre e daí, dentro do avião para a capital de Pernambuco, pensava em como seria esta experiência de um Primaz em sua primeira viagem. Fui muito bem acolhido e carinhosamente acolhido pelos irmãos e irmãs da diocese. A começar do aeroporto com os braços abertos dos bispos Sebastião e João Peixoto. Senti o cuidado comigo por parte de todos. Viver o retiro abençoado com a presença de colegas bispos foi muito animador. Foi um momento muito especial de compartilharmos as exigências e bençãos do ministério episcopal  com nosso mais novo bispo.  Na sexta-feira, junto com os bispos, tivemos uma reunião c…

Dia Internacional de Combate à Corrupção

Hoje é o Dia Internacional de Combate à Corrupção. Por aqui no Brasil não se fala muito nisso e penso ser lastimável esse desconhecimento. Afinal, comprovadamente, a corrupção é responsável pelo desperdício de boa parte do PIB de nosso país, construído a duras penas pelos trabalhadores e trabalhadoras que todo santo dia vive na corda bamba entre garantias e perdas de direitos e ainda tem que sustentar uma máquina estatal faminta de impostos.  E, sem sombra de dúvidas, os impostos arrecadados no Brasil seriam capazes, se bem geridos, de garantir uma boa qualidade de vida para nosso povo em termos de direitos sociais básicos.
No entanto, graças ao que alguém chamou de "cultura do levar vantagem", os impostos se diluem em corredores burocráticos, em processos licitatórios duvidosos e até mesmo nas comissões de intermediação política, tudo em nome da amizade e dos favores sub-reptícios. Alguém deve estar pensando que dirijo meu discurso aos políticos apenas, não é? A eles também…

Message from Primate of Brazil : Tribute to Mandela and solidarity with South African people

Blessed are the peacemakers, for they will be called children of God. Matthew 5.9 To our South African brothers and sisters. We are with you at this time of the passing of our beloved Nelson Mandela. Nelson Mandela was able to cultivate two aspects of humanity that may appear irreconcilable : courage and tenderness. Nelson Mandela was able to overcome the horrendous consequences of a system that was unjust and that oppressed a whole population because of the color of their skin. He walked from 27 years of prison  to freedom with integrity, showing us  the power of goodness. Nelson Mandela was elected to the Presidency of South Africa but he never used the power of his office for revenge or retribution. On the contrary his legacy to the world is Reconciliation. May his life and example be an inspiration to all leaders of the world and all of us. My  prayers and thoughts are with the people of South Africa. Hamba khale Tata Madiba! ++ The Most Revd. Francisco de Assis da Silva The Prima…