Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro, 2012

80 anos de voto feminino. E a dignidade? Como anda?

Hoje se comemora 80 anos da emancipação política das mulheres brasileiras através do acesso ao voto. Foi uma luta ferrenha contra o preconceito e que custou tanto às muitas corajosas mulheres que, na década de 30 ousaram enfrentar a cultura de predominância machista, lideradas por uma nordestina chamada Celina Guimarães Viana que pediu autorização judicial para votar e assim foi autorizada com base na Constituição Federal. Daí se espalhou um movimento que culminou com a inclusão do direito de voto às mulheres em 1932.
O Brasil acaba de viver a experiência de ter uma mulher como sua Presidenta (com o perdão aqui aos linguistas...). Dilma representou um importante passo na superação das discriminações contra a mulher e é, sem sombra de dúvidas, uma grande conquista para a sociedade brasileira.
Mas a minha pergunta é: até quando o que as mulheres tem conseguido no plano legal será efetivo em todas as esferas da vida social? Fico estarrecido com as estatísticas de violência contra as mulh…

Lent Message

Dear brothers and sisters

"and he was in the desert forty days, being tempted by Satan. He was with the wild animals, and angels attended him". Mark 1,13

Next week we'll be starting our journey as Church trough the liturgical season of Lent.
This is a special time for all of us, people and clergy, in understanding what God has revealed to us through the life and ministry of his son Jesus Christ. The text of Mark 1: 9-13 ends with the description of Jesus ' experience in the desert. The Church needs to live with more authenticity your own desert. But what it is like to live the desert? Some feel that the desert represents only negative things: aridity, dangers, isolation. Usually we don't like deserts. I had an experience 13 years ago, during the course of Palestine of Jesus, in Israel. We were led by a professor to have our experience of prayer in the desert. We went early in the morning, before the sun come out and stayed there until the rays of the sun becomes s…

Mensagem de Quaresma

Queridos irmãos e queridas irmãs

E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviam.
Marcos 1:13

Semana que vem estaremos iniciando nossa jornada litúrgica como Igreja pela quadra da Quaresma. Este é um tempo especial para todos nós, povo e clero, na compreensão daquilo que Deus tem revelado a nós através de seu filho Jesus Cristo. O texto de Marcos 1:9-13 termina com a descrição da experiência de deserto de Jesus. A Igreja precisa viver com mais autenticidade o seu próprio deserto. Mas o que é viver o deserto? Alguns acham que deserto representa apenas coisas negativas: aridez, perigos, isolamento. Não costumamos gostar de desertos. Tive uma experiência há 13 anos atrás, durante o Curso Palestina de Jesus, em Israel, na qual fomos conduzidos pelo nosso professsor a uma experiência de oração no deserto. Fomos pela manhã cedo, antes do sol sair e ali ficamos até os raios de sol ficarem fortes o suficiente para olharmos aquela paisage…

Tributo a Whitney Houston

Whitney Houston deixou o mundo mais pobre em termos de voz. E mais uma vez um artista sucumbe diante do arquétipo de uma fama com a qual, por mais que buscasse, não soube conviver. A voz de Whitney encantava a todos. Eu mesmo fui fã de carteirinha dessa musa pop que embalava nosso romantismo nos anos 80 e 90.
A beleza de sua voz e a beleza de seu rosto logo foram expostos à mídia que a projetou para ser a mais premiada cantora do mundo. No rol de suas conquistas estão nada mais nada menos do que 450 prêmios.
Nas veias um sangue de artistas famosos. Tinha tudo ao alcance para uma longa e bem sucedida carreira. No meio do caminho, no entanto, encontrou a desventura das drogas. E com elas começou sua jornada de descenso. Um descenso que só foi superado aos poucos pela ajuda de pessoas que a amavam e que a viam para além da pop star. A viam como ser humano, sujeita a erros mas profundamente preocupada com os temas que sempre cantou: amor, paixão, liberdade!
Estava vivendo uma clara recuper…

Bispos: uma experiência em Canterbury

"O papel primordial de um bispo é fazer com que as pessoas confiem em Deus" (Arcebispo Rowan Williams)


A frase acima, dita em uma reunião privada entre o Arcebispo Rowan Williams e os 27 bispos que fizeram o curso para novos bispos, deu o tom do que foi uma experiência memorável para mim.
O curso para novos bispos é oferecido anualmente pelo Instituto da Catedral de Cantuária e tem por finalidade capacitar bispos no início de seus ministérios.
Uma experiência inesquecível que nos proporciona viver a espiritualidade anglicana nas raízes de nossa Igreja. Uma intensa vida devocional, com Eucaristia diária e a participação nos ofícios matutinos e vespertinos da Catedral. Além disso, os encontros propiciam ferramentas importantes para aquelas pessoas que foram chamadas a exercer o ministério do episcopado, com todas as suas responsabilidades e desafios. De cânones comparados à liturgia, de vida pessoal e familiar à relação com suas Catedrais e de vida pública à relação com seu cle…