"A gente aprende rápido aqui"

Essa frase talvez venha se tornar uma emblemática afirmação para caracterizar o baixo gráu de estima que tem hoje uma das instituições que deveria se constituir num sólido alicerce da democracia.
Foi dita pelo advogado Sérgio Wesley da Cunha, diante da CPI do tráfico de Armas, ao ser confrontado com a seguinte frase de um deputado: "você aprende rápido com a malandragem".
Não me cabe aqui defender o advogado por suas vinculações aparentemente mais que profissionais com o crime organizado. Nem justificar a atitude do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).
Mas no mínimo é estranho que uma Casa Legislativa com a importância que tem, após ter absolvido vergonhosamente parlamentares acusados de corrupção, tenha ainda algum arroubo de pontificar diante de terceiros sobre prática de malandragem. As recentes acusações de um escândalo de desvio de verbas públicas atingem quase 60 parlamentares e, se brincar, todos acabarão sendo absolvidos também.
Ao responder que "aqui se aprende rápido", o advogado jogou na cara dos parlamentares uma pecha que poderia muito bem ser rechaçada com toda a veemência de um Poder Constitucional exemplar. Mas parece que esse exemplo não existe nessa legislatura. A prisão do advogado acabou sendo apenas uma foto conquistada como uma vitória de Pirro.
As implicações da atitude do advogado vão lhe custar um longo e desgastante processo por desacato à honra de servidores públicos no exercício da função. Mas isso tudo seria evitado se um grupo de maus parlamentares, escolados e acostumados à prática desonesta no trato da coisa pública, não dessem um péssimo exemplo de malandragem.
Esse Congresso realmente superou todas as expectativas quanto à qualidade de seus quadros. Eu lamento por aqueles que na condição de representantes do povo tiveram suas imagens salpicadas pela lama de seus pares. E lamento ainda mais pelo povo brasileiro que não merece ter sua confiança desrespeitada de forma tão cínica!

Comentários

Anônimo disse…
Ola! It's me, Stephanie! Eu tenho muito trabalho para entender o seu blog! mas tentarei!

Postagens mais visitadas