Eldorado de Carajás: Dez anos de impunidade!

De um lado, policiais despreparados para ações de evacuação. Investidos de uma autoridade sem limites, e com armas pesadas. Comandados por um homem acostumado a ler a realidade sob aótica maniqueísta de bons e maus, de ordem e desordem. Uma ordem superior definitiva e inapelável, até por ser superior: retirar a qualquer custo.
Do outro, um grupo de acampados acuados pelo medo de um desfecho imprevisível. Vivendo o isolamento completo e criminalizados pela elite latifundiária. Sem perspectivas de nenhuma negociação, diante de um ato jurídico claro e indiscutível.
De um lado o poder de fogo, do outro as foices e enxadas, gastas pelo esforço cotidiano de arar a terra para produzir a subsistência.
Cenário preparado para um confronto. E o confronto se deu com 19 corpos abatidos no chão da Pátria, mãe gentil (será?). Outros tantos mutilados.
Essa é a descrição muito tosca de um dos episódios mais tristes da história contemporânea de nosso País.
Fazem dez anos do Massacre de Eldorado dos Carajás. Desde então, entre marchas e demarchas de uma Justiça insegura, ninguém está preso ou definitivamente condenado por afirmar a repressão do aparelho de Estado contra cidadãos que só desejavam ter um lugar para plantar as raízes de sua sobrevivência.
É uma página que envergonha esse Brasil cantado e decantado como uma nação fraterna.
Até quando clamarão o sangue dos mortos de 17 de abril de 1996? Até quando viveremos sempre a tensão de iminentes novos conflitos e novos Eldorados?
Até quando nesse País se responsabilizará definitivamente quem, investido do poder de polícia, estrapola suas ações, matando cidadãos e cidadãs?
O problema da Terra diz respeito a toda a sociedade e não é uma questão de polícia. É uma questão de política!

Comentários

Marco Aurélio disse…
Xico

Obrigado por ajudar a lembrar daquele dia fatídico em Eldorado dos Carajás onde 19 homens foram brutalmente assassinados por 155 policiais.

Um abraço

Marco Aurélio

Postagens mais visitadas