Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Novembro, 2005

Dia de luta pela Superação da Violência contra as Mulheres

Hoje em todo o País se realizam manifestações pela superação da violência contra as mulheres. As estatísticas em torno desse tema são assustadoras. Em recente pesquisa realizada pela OMS, percebe-se a crueza e impunidade que ainda imperam em nossa sociedade. Segundo a mesma pesquisa, 37% das mulheres da Zona da Mata de Pernambuco, meu estado natal, sofreram violência física e/ou sexual por parte de seus companheiros. Desse número, cerca de 1/5 ficou silenciada pelo medo de enfrentar a questão, alimentando a impunidade.
Bem se vê que estamos longe da imagem idílica que Michelangelo retratou em seu quadro "A Criação de Eva". A realidade, porém, aponta para um cotidiano de submissão das nossas queridas companheiras ao autoritarismo machista. A todas as mulheres brasileiras nossa palavra de solidariedade e estímulo a que continuem rompendo as barreiras do silêncio, na busca da igualdade de direitos. Somente com o avanço dos direitos das mulheres é que poderemos viver numa socieda…

Haja fôlego!

O deputado José Dirceu está se tornando um caso paradigmático em meio à crise política que se abateu sobre o País desde o meio do ano. Com certeza, sua sobrevivência política já está deixando muito de seus adversários à beira de um ataque de nervos.
Evidentemente que isso não significa um atestado de sua autêntica inocência, sobre o que a maioria dos seus pares na Câmara já se manifestou em enquete recente: a maioria dos parlamentares votaria pela sua cassação.
Mas significa uma outra coisa: a capacidade de resistir à pressão política e do uso de todos os meandros jurídicos à disposição para manter o seu mandato.
Muitas vezes o afã de julgar politicamente um parlamentar leva as CPIs e o Comitê de Ética da Câmara a cometer erros de procedimento primários. E ai, uma boa assessoria jurídica pode prorrogar de forma incômoda o final do processo. A mais recente vitória do ex-ministro foi dividir o STF. Ainda que venha a ser derrotado pelo voto que falta, José Dirceu ganhou fôlego e força polít…

Eleições e Moralidade

A iniciativa do TSE em oferecer prontas sugestões para se evitar o velho caixa 2 de campanhas políticas, pode representar importante passo para que o processo eleitoral brasileiro avance um pouco mais na sua qualidade.
Ao estabelecer penas ainda mais graves para candidatos que transgridam as regras contábeis previstas na lei eleitoral, bem como o impedimento de candidaturas de pessoas condenadas em segundo gráu na Justiça Comum, constituem um avanço.
Resta ver como o Congresso, que hoje recebeu as propostas do próprio Presidente do Tribunal, vai agir. Espera-se que com essa lameira toda que se abateu sobre a classe política, os senhores parlamentares tomem jeito de aperfeiçoar os mecanismos de lisura eleitoral.
Estamos fartos de vermos a associação do poder econômico às campanhas políticas. Contribuir para campanhas pode ser direito de todos os cidadãos e cidadãs, bem como de qualquer empresa privada. Desde que declarem abertamente o que doaram, com vistas ao monitoramento por parte da …

Economia em risco

A estratégia da oposição está começando a minar o que era, até pouco tempo atrás, a inexpugnável torre do Governo.As denúncias, envolvendo o ministro Palocci, expõe pela primeira vez a última instância que sustenta a credibilidade econômica de Lula.Se o ministro conseguir sobreviver a esse novo ataque, com certeza a oposição terá dado um tiro no pé. O contrário deixará Lula isolado e com sérios riscos à estabilidade econômica do País.Se o mercado entender que a Economia não pode ficar à deriva, por causa de atos de improbidade do gestor, e a substituição se torne apenas circunstancial, o que seria de se esperar, pode haver ainda uma esperança de uma curta instabilidade. Mas, se o mercado perceber alguma mudança de vetor no modelo, aí sim se entrará num processo perigoso.Vamos ver como se sai o ministro. O Presidente já preparou o terreno. Resta ver como Palocci manobrará a partir de hoje à tarde!