Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Outubro, 2005

Agora é tudo ou nada

A denúncia de apoio financeiro de Cuba para a campanha eleitoral de LULA assume contornos especialmente definitivos para o futuro de seu governo e de seu projeto de reeleição. A gravidade da denúncia coloca em jogo também a discussão sobre a ética da liberdade de imprensa. A revista VEJA tem se caracterizado por oferecer denúncias em diversas frentes, na maioria das vezes documentadas, outras não. A acusação de que o PT havia recebido dinheiro das FARC permanece no ar, sem comprovação definitiva e com o ônus da prova não assumido. Agora vem essa de Cuba. Claro e evidente que as relações entre o Brasil, Cuba e Venezuela constitui uma ameaça aos interesses dos EUA na América Latina. Não se trata aqui de julgar os governos de Cuba e Venezuela por suas posturas anti-americanas: afinal possuem razões de sobra para assim se firmarem. São países amigos, com interesses econômicos na relação com o Brasil e a afinidade mais próxima com um Presidente mais à esquerda, é absolutamente normal. Não …

O Velho Chico e a saga do Bispo contra o Presidente

Nestes tempos de fraca institucionalidade, com a crise reduzindo a força das instituições democráticas do País, o gesto do Bispo de Barras, D. Luis Flávio Cappio, traz à tona algumas questões que precisam ser analisadas com muita atenção.
A radicalidade do gesto do Bispo, ao iniciar uma greve de fome em protesto contra a transposição do São Francisco, colocou em cheque a máquina do Governo. Conseguiu fazer o que não conseguiram os movimentos sociais que reclamavam do Presidente uma postura de diálogo em torno do Projeto.
Aliás, diálogo é uma palavra que tem sido muito cobrada por parte da Sociedade Civil organizada com relação a iniciativas do Governo em áreas de elevado interesse dos segmentos populares. E onde houve diálogo, ou melhor, tentativas, nem sempre prevaleceu a reivindicação das organizações e movimentos sociais. Um exemplo disso foi a discussão do PPA, culminando com uma proposta elaborada pelos tecnocratas ligados à filosofia da priorização dos fundamentos macro-econômicos…